domingo, 4 de outubro de 2009

Entendendo melhor o quilate

    Antes de entrar no assunto, devo dizer que essa palavra (quilate) origina-se do sobrenome do americano Karat, que foi o convencionador que determinou essa porcentagem através da quilatagem do metal. Abreviando e aportuguesando, o karat (K) passou então a ser chamado de quilate.
    Quando a palavra quilate, é empregada para pedras preciosas, o quilate representa um peso igual a duzentos miligramas. Entretanto, quando aplicado ao ouro, o quilate é uma medida de pureza do metal, ou seja, do ouro e, não de peso. O ouro pode apresentar-se tanto em pepita, barra ou jóias que a quilagem será sempre a mesma. A forma como o ouro se apresenta não modifica seu valor, ou a quilatagem. O que vai modificar é a porcentagem do metal a ser acrescentado para fazer a liga. Para se obter uma grama de ouro branco, acrescenta-se ao ouro amarelo (Au) 24k., 16,66% de paládio (Pd) e 16,66% de prata (Ag). O resultado dessa mistura será o ouro branco 18k., tão puro como qualquer ouro amarelo ou rosa de 18k. (No item quilatagem e valor do ouro, tem uma tabelinha com as variantes da quilategem do ouro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi ,amiga!!!
Fiquei super contente com sua visita. Deixe seu email ou endereço do blog pra que eu possa retribuir sua visita, beijos Magnólia

 
©2009 Élida Alexandre Por Blogger da Fulaninha