quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Formação das pérolas

  Sempre procurando uma maneira simples de tratar de um assunto, vai aqui outra explicação da formação das pérolas.
   A pérola tem uma estrutura de origem orgânica, ou seja, ela tem um núcleo e camadas de nácar disposta uniformemente. A sua estrutura possui lâminas e prismas de carbono de cálcio e que causam a refração da luz, água e outros elementos que são os responsáveis pela coloração das pérolas, essas camadas são dispostas e intermediadas por outro material orgânico que é o nácar.
  Para se chegar a ela, a pérola, é necessário que um sedimento ou um microorganismo penetre na fresta (entre o manto e a concha) e que cause uma irritação na região. Como proteção o molusco produz uma camada nacarada que irá ficar em volta deste microorganismo e que vai se colando ou soldando ao seu redor. Assim este processo vai formar a pérola, processo este que serve tanto para as pérolas cultivadas ou naturais. Uma formação fantástica da natureza e que pode ter uma duração de 100 a 150 anos, essa é a duração estimada de uma pérola bem cuidada!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi ,amiga!!!
Fiquei super contente com sua visita. Deixe seu email ou endereço do blog pra que eu possa retribuir sua visita, beijos Magnólia

 
©2009 Élida Alexandre Por Blogger da Fulaninha